Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Seminário de lançamento do livro "Complexidade Econômica"

25/05/2017 às 18:00 - 20:00

Seminário de lançamento do livro
 "Complexidade Econômica: uma nova perspectiva para entender
 a antiga questão da riqueza das nações"

Com a presença do autor, Paulo Gala, e de Carlos Pinkusfeld, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como comentarista. Paulo Gala é graduado em Economia pela FEA/USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP) de São Paulo, onde leciona desde 2002. Autor de diversos livros e artigos sobre Economia Brasileira, Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico.

Confira um trecho da descrição do livro:
Desde os clássicos da economia, como David Ricardo, Karl Marx e Adam Smith, passando pelos antigos economistas do desenvolvimento da tradição  anglo-saxã, como Ragnar Nurkse, Gunnar Myrdal e Rosestein-Rodan, ou da tradição latino-americana, como Raúl Prebisch e Celso Furtado, ou ainda pelo pensamento mais recente de economistas institucionalistas, como Douglass North, e de economistas mais neoclássicos, como Dani Rodrik e Daron Acemoglu – o que, afinal explica a pobreza e a riqueza das nações? O que explica o desenvolvimento econômico?

O livro procura responder essa questão a partir de duas perspectivas: (i) a antiga tradição estruturalista em economia, para a qual a chave para a riqueza das nações estava na especialização produtiva em atividades econômicas com retornos crescentes de escala e (ii) a moderna concepção da complexidade econômica, que parte de um enfoque parecido com o dos estruturalistas, mas usa muito a abordagem empírica, analisando enormes bancos de dados de Big Data e redes para o comércio internacional. A primeira perspectiva conta com grandes nomes na história do pensamento econômico, como L. C. Bresser-Pereira no Brasil. Seus trabalhos mais recentes, sobre a macroeconomia estruturalista do desenvolvimento, combinam de forma inovadora antigos conceitos estruturalistas e uma nova análise macroeconômica aplicada a questões de longo prazo. Na abordagem da complexidade, os dois nomes que influenciam este livro são o físico Cesar Hidalgo e o economista Ricardo Hausmann, criadores do Atlas da complexidade econômica a partir de bancos de dados de Big Data.

Saiba mais sobre a obra aqui.

Realização
Clube de Engenharia
Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES)

Serviço:
Dia 25/05 às 18h
20º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca

Detalhes

Data:
25/05/2017
Hora:
18:00 - 20:00

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo