O Clube de Engenharia recebeu, nesta quinta-feira, 11 de setembro, a candidata pelo PSB à Presidência da República, Marina Silva, para uma entrevista. O presidente do Clube, Francis Bogossian, deu as boas vindas a Marina, a primeira convidada a aceitar o convite para o debate, ressaltando que igual convite foi feito a todos os candidatos. Grandes lideranças da base aliada à candidatura estiveram presentes e antes da participação de Marina Silva, foram solicitados para participar da abertura do evento. O tema mais lembrado foi a posição do projeto de governo da candidata e do seu partido sobre o uso dos recursos do pré-sal.

Marina Silva falou sobre seu compromisso com a verdade, usando boa parte do discurso para defender-se das acusações dos adversários. Sobre o programa de governo, Marina destacou o uso de 10% da arrecadação bruta da exploração do pré-sal para saúde e educação integral. Falou também da necessidade de recuperação da Petrobras e dos investimentos em energias renováveis limpas e seguras, além da proposta do passe-livre para os jovens. Integraram a mesa de debates, além da candidata, Agostinho Guerreiro, presidente do CREA-RJ, Fernando Leite Siqueira, vice-presidente do Clube de Engenharia e da AEPET, Ildo Sauer, ex-diretor da Petrobras, Francis Bogossian, presidente do Clube de Engenharia, Roberto Amaral, Presidente Nacional do PSB e o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Beto Albuquerque, candidato a vice-presidência. Os mediadores do evento, coordenadores da campanha no Rio de Janeiro, Rubens Bomtempo, prefeito de Petrópolis e o deputado Jefferson Moura, conduziram a entrevista.

Antes de Marina ter a palavra, algumas lideranças discursaram. Os deputados Maurício Rands e Alfredo Sirkis, foram incisivos ao falar sobre o investimento que deve ser feito na educação, na saúde e na geração de empregos, com os recursos advindos da exploração do pré-sal, e na recuperação da integridade e prestígio da Petrobras. O deputado Miro Teixeira levantou o debate sobre a necessidade de um Banco Central autônomo, sem interferência governamental e defendeu o combate à corrupção.

Num discurso emocionado em defesa da Petrobras e do pré-sal, o presidente do PSB, Roberto Amaral, destacou a importância do Clube de Engenharia nas lutas nacionalistas do povo brasileiro, na criação da Petrobras, no programa O Petróleo é Nosso. Ildo Sauer falou sobre a importância estratégica do pré-sal como passaporte para o futuro e sobre o uso dos royalties do petróleo em planos estratégicos para a população brasileira. Fernando Siqueira citou, como exemplo, a Noruega, que até a década de 70 era dos países mais pobres da Europa, vivendo de exportação de bacalhau. Com o descobrimento do petróleo no Mar do Norte e o uso correto dos seus recursos, tudo se transformou e por cinco anos consecutivos é hoje o país de melhor índice de desenvolvimento humano.

Beto Albuquerque destacou o comprometimento com uma nova visão e sobre os quadros de carreira em empresas como Correios, Petrobras, Eletrobrás, preteridos pelos cargos de confiança no governo atual e assumiu o compromisso de dar continuidade aos programas Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família.

O Clube de Engenharia mantém o convite aos demais convidados e aguarda que novos debates esclareçam propostas e programas de governo e respondam às reivindicações e sugestões que foram encaminhados pelo Clube a todos os presidenciáveis.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo