Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Interesses em jogo no novo Marco Regulatório da Mineração (IV Painéis da engenharia)

06/08/2015 às 18:00 - 20:00

O Sindicato dos Engenheiros, a partir de uma proposta do seu Conselho Técnico Consultivo, vai promover mais um painel sobre assunto de extremo interesse. O Congresso Nacional está para votar o Marco Regulatório da Mineração e ninguém fala disso. Essa lei é importantíssima para definir os rumos da exploração das principais riquezas naturais do País e optar entre a "entrega" ou a "emancipação".

O SENGE-RS PROMOVE

IV PAINÉIS DA ENGENHARIA

Interesses em Jogo no

Novo Marco Regulatório da Mineração

 

6 de agosto de 2015 - quinta-feira - 18,00 horas

no auditório do SENGE-RS

Av. Érico Veríssimo, 960 – Porto Alegre

O Brasil possui importante potencial mineral, comparável a outros grandes países como o Canadá, Estados Unidos, Austrália e África do Sul que são os maiores produtores de minério do mundo.
Porém, a falta de regras claras de negócio para o setor mineral, a política econômica do País, a demora nos processos minerários e licenças ambientais têm dificultado que o Brasil se alinhe àqueles países.
Visando dinamizar o setor mineral, melhor aproveitá-lo na economia brasileira e remover os gargalos que emperram seu desenvolvimento, o Governo Federal elaborou o Novo Marco Regulatório da Mineração, visando sua reestruturação e dinamização. 

O Novo Marco Regulatório da Mineração encontra-se, atualmente, em discussão no Congresso Nacional, passível de ser levado à votação a qualquer momento.  O projeto original vem sofrendo muitas modificações, favoráveis a alguns setores do cenário mineral e por outros, criticadas.

O Conselho Técnico Consultivo do SENGE-RS têm discutido a situação da exploração mineral do Brasil, com enfoque no nióbio, e propôs ao sindicato a ampliação do debate, estimulando a sociedade gaúcha a conhecer mais sobre a situação da exploração mineral do País.

E o SENGE-RS promove este IV Painéis da Engenharia aberto a  todos os interessados
com a palestra de Telton Elber Corrêa - geólogo - Secretário AdjuntoSecretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral - Ministério de Minas e Energia (confirmado);

Debatedores: 
Ivan Carlos Falkembach Zanette - geólogo - vice-presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e presidente da Sociedade Sul Brasileira de Geologia (confirmado); e representante do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração.
 
Convidados:
DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral;
CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Naurais;
AGEM - Associação Gaúcha de Engenheiros de Minas;
APSG - Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos;
CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

 

Detalhes

Data:
06/08/2015
Hora:
18:00 - 20:00

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo