Informe 20/09 - A importância mundial das startups e o cenário no Brasil

A importância mundial
 das startups e o cenário no Brasil


O mundo vive tempos que os especialistas chamam de “disrupções tecnológicas”, marcado fortemente por inovações que levam grandes empresas a fecharem suas portas e desaparecerem a partir da oferta de novos e imbatíveis produtos e mercados. Exemplos não faltam, em geral associados à informática, internet das coisas, Big Data, nuvens e uma informatização tão acelerada que já aponta para a indústria 4.0, com a perspectiva, assustadora para muitos, de que, em breve, máquinas vão fabricar máquinas e os produtos hoje comprados serão cada vez mais “impressos” em casa, em 3D.

 “É um salto tecnológico que a humanidade nunca experimentou em toda a sua história. Um salto que está transformando não só a forma como se faz, e o que se faz, mas está transformando o próprio ser humano. É quando surge um movimento de transformação com essa dimensão que as startups assumem importância fundamental na sociedade, principalmente no mundo dos negócios. Nenhum país hoje pode ignorar ou deixar de investir nos negócios startups.”

A afirmação é do engenheiro Márcio Girão, presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), conselheiro do Clube de Engenharia e ex-presidente (2003/2004) da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). A entidade é responsável pela gestão operacional do Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups que integra o TI Maior, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Start-Up Brasil investe em “empresas nascentes de base tecnológica visando a construção de um ambiente cada vez mais favorável à pesquisa, desenvolvimento e inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).”

Clique aqui para ler a matéria completa no Portal do Clube de Engenharia.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo