Inspeções técnicas têm constatado que o problema está longe de uma solução

O problema de estrutura nos prédios e construções do Rio de Janeiro parece não ter fim. No início da semana, a Defesa Civil realizou mais uma vistoria e detectou sérios problemas no Centro da cidade. A parte superior de um sobrado localizado na Rua do Livramento foi demolida por técnicos, que afirmaram que a marquise corria risco de cair e o prédio já estava abandonado. A fachada inferior continua intacta, já que, segundo a Defesa Civil, não oferece riscos à população.

Na mesma rua, outras construções estão sob risco iminente. Segundo Agostinho Guerreiro, presidente do CREA-RJ, um mapeamento rigoroso dos prédios em risco precisa ser feito em toda a cidade. “Por uma questão de prevenção, após 10 anos, qualquer construção deve ser vistoriada a cada 5 anos, apresentando laudo técnico estrutural e elétrico”, declarou Agostinho.

Nesta mesma, outras vistorias foram realizadas pela Defesa Civil, uma delas resultou na demolição de 4 construções em Rio das Pedras. Ao longo do mês outras investigações técnicas serão feitas, já que há suspeita de que mais prédios podem estar em risco no bairro.

O Clube de Engenharia, dando continuidade às discussões sobre segurança e construção civil, realizará um evento nesta quinta-feira (9), às 18h. O debate “Segurança nas Edificações: inspeções e certificações” faz parte da ampla atuação do Clube nos debates sobre fiscalização e certificação de obras e terá, na mesa de abertura, Francis Bogossian, presidente do Clube de Engenharia e Milton Jacob Mandelblatt, presidente do Instituto de Engenharia Legal. A mediação entre os palestrantes será feita pelo 1º vice-presidente do Clube, Manoel Lapa e Silva.

 

Veja mais informações sobre o evento AQUI.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo