Com grande pesar o Clube de Engenharia lamenta a morte do Conselheiro Plinio de Aguiar Júnior, na segunda-feira (28) e oferece nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos aos familiares do também ex-presidente da Anatel. Em homenagem e agradecimento aos serviços prestados por ele, gostaríamos de lembrar um pouco de sua tão relevante trajetória profissional. 

Plinio foi assessor especial do ministro das Comunicações entre 1979 e 1985, atuando na área de regulamentação de comunicação de dados. No ministério, foi diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia e coordenou os trabalhos do grupo gestor da TV Digital. 

Mais tarde, foi presidente da Anatel e comandou o órgão regulador entre 2006 e 2007. Em sua história dentro da instituição atuou como Conselheiro a partir de 2004, ocupou o posto de presidente substituto da Anatel em novembro de 2005 e foi nomeado presidente em 7 de julho de 2006, posto que ocupou até 2009.

Aguiar também foi governor do International Council for Computer Communication (ICCC) e participou do conselho editorial internacional da inglesa Telecommunications Policy. Além disso, foi membro-convidado da equipe que desenvolveu a tecnologia de computação de dados no Centre National d'Études des Télécommunications (parte da France Télècom).

Cearense, natural de Fortaleza, o nomeado esse ano conselheiro do Clube de Engenharia vivia no Rio de Janeiro, onde será cremado.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo